• Diretor técnico: Jonathan Hercílio Maurício - Crefito 101400-F

Método Levittá aplicado à dor na coluna

Método Levittá aplicado à Dor na Coluna.

Usando das mais modernas técnicas da fisioterapia para devolver aos pacientes a autonomia, liberdade corporal e o melhor tratamento para o fim da dor crônica. Tudo isso, por meio da Osteopatia, Educação em dor e o RMA – Reconstrução Músculo-Articular da Coluna Vertebral, desenvolvida pelo Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral no qual somos licenciados.

Osteopatia

A Osteopatia é uma abordagem de terapia manual fundamentada nos conceitos de unidade do corpo, autorregulação e manutenção da saúde, através de procedimentos manuais que visam eliminar as dores e melhorar o movimento do corpo. A Osteopatia diferencia-se de outros métodos de terapia manual, pois busca trabalhar de forma integral.

Primeiramente é realizado uma avaliação criteriosa e individualizada, após é aplicado testes clínicos e específicos para identificar a causa dos sintomas/dor, em seguida o paciente será submetido à um tratamento de técnicas manuais, de acordo com a indicação para o alívio dos sintomas. O objetivo principal da osteopatia é buscar a causa principal da dor, e não tratar apenas os sintomas.

Educação em dor

Através da educação em dor conseguimos “desarmar” o paciente, eliminar algumas crenças e permitir que ele saia de um ciclo vicioso da dor.

Sabemos que a dor é real, porém percebida de diferentes formas por cada pessoa. A neurociência vem estudando e trazendo muitos resultados extraordinários sobre Educação em Dor. Precisamos nos desarmar e olhar para algo novo, revolucionário e simples.

É importante compreender que nem sempre dor significa que houve dano no tecido, assim como também muitas pessoas que apresentam degenerações e hérnias de disco não sentem dores.

Você já observou como gostamos de alguém dizendo o que realmente temos? Ou quando nos falam que nossa dor tem referência através do que é verificado pelo resultado de uma ressonância magnética? Muitas vezes quando desconhecemos a dor ficamos indignados por não termos diagnósticos e isso vai gerando insegurança e medo. E, ainda, quando esta dor perdura aí sim procuramos de tudo e nada adianta. Utilizando dessa ferramenta iremos fazer você sair desse ciclo vicioso.

RMA da coluna vertebral– ITC

A Reconstrução Músculo-Articular da Coluna Vertebral foi desenvolvida pelo Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral. É um método de tratamento não-cirúrgico, sem uso de medicações com resultados positivos em mais de 90% dos casos tratados. É indicado para tratar discopatia degenerativa, hérnia de disco lombar e cervical, lombalgia, cervicalgia, dor ciática, protrusão discal, espondilose, espondilolistese, artrose, entre outras. Esse Tratamento é aplicado em todo Brasil e já se tornou uma referência em nosso país e também no Exterior. Em Criciúma somos a única clínica que oferece um tratamento especializado, diferenciado, individualizado e revolucionário para problemas na Coluna Vertebral. Utilizamos como tratamento Mesa de Tração Eletrônica, Mesa de Flexão, além de técnicas de estabilização e fortalecimento muscular. Cada paciente é estabelecido um método de tratamento de acordo com a avaliação.

Mesa de Tração Eletrônica

Pesquisas realizadas nos EUA mostram que técnicas de tração vêm sendo usadas com sucesso durante anos no tratamento das discopatians e doenças degenerativas da coluna vertebral.  A mesa é composta de uma unidade de tração computadorizada que promove uma força descompressiva no eixo axial da coluna vertebral do paciente, para isso, utiliza diversos parâmetros como a velocidade, carga, tipo de tração e o tempo de tratamento O equipamento é programado por fisioterapeuta e depende de cada paciente e da patologia a ser tratada. 

Essa descompressão traz inúmeros benefícios como: Aumento do espaço intervertebral alongando os músculos, fáscias, ligamentos além de ajudar a mobilidade articular. Com isso ocorre a melhora da circulação local, diminuição da compressão da compressão das superfícies facetárias e diminuição da compressão sobre as raízes nervosas, consequentemente eliminando os sintomas.

Mesa de Flexo-Descompressão

O uso da mesa de flexão no tratamento possibilita que o fisioterapeuta assuma um total controle sobre a mobilidade da coluna vertebral do paciente, permitindo os movimentos de flexão, extensão, látero-flexão e rotação além de permitir a manipulação e mobilização das articulações e dos tecidos muscular e ligamentar, promovendo uma redução da pressão intradiscal, e ainda, aumentar a mobilidade da coluna vertebral. Esse aparelho possui um sistema Drop, onde é possível realizar manipulações diretas sobre o paciente sem risco de lesão e deixando o tratamento ainda menos agressivo e mais confortável.

× Como posso te ajudar?